terça-feira, 17 de maio de 2011

Oficina de operação de câmera da Mostra CineMulti inspira cinegrafistas amadores

Numa manhã chuvosa de sábado, duas dúzias de aspirantes a cinegrafistas reuniram-se no Cinema Cultural, no centro de Itacaré para a oficina de operação de câmera de Cezar Elias. Com mais de uma centena de filmes ao longo de quase 50 anos de carreira, Cézar é um dos mais experientes fotógrafos de cinema do Brasil, atualmente mais envolvido com a área de publicidade.
Cézar abriu aos alunos um universo de informações e histórias que os levou a entender um pouco de como é feito o cinema na realidade. Tanta história pra contar que a oficina passou da hora nos dois dias. No domingo, a aula que começou às 9:00 da manhã, deveria ter acabado às 13:00. Mas a turma estava tão empolgada que fez apenas um pequeno intervalo para o almoço, retomando o assunto na Ponta do Xaréu. A aula prática terminou depois do pôr do sol. A turma, composta por profissionais de diversas áreas, saiu satisfeita com tudo o que aprendeu, e agora, seus filmes de surf, de esportes radicais, seus clipes e vídeos terão um upgrade técnico.

Cinema na Pituba
Sábado á noite a praça das Magueiras recebeu cerca de 300 pessoas para a sessão de cinema. Ás 18:00 os curtas infantis começaram a atrair o público. Muitas famílias que passavam pelo local pararam para assistir. As crianças em especial ficaram encantas com os filmes. “Adorei, deveria ter cinema sempre”, disse Giovane, de 11 anos, empolgado com o cinema na praça. Às 20:00 em ponto começou a exibição de Fábio Fabuloso. O filme que tem uma boa pegada de humor, levou os espectadores aos risos várias vezes. As cenas de surf do atleta - incluindo algumas feitas na Prainha, aqui de Itacaré - e o tema de cordel cantado em repente envolveu o espectador e chamava cada vez mais pessoas - adeptos do surf, ou simples admiradores do esporte.
Após a exibição, Flávio Rebouças, estudante da UESC e bolsista da Cnpq, conversou com a galera sobre surf, turismo, comunicação e sobre seu projeto de pesquisa, que fala sobre o turismo ligado ao surf e a importância da imagem neste processo.
Domingo à noite a chuva e o vento forte impediram a instalação dos telões e a apresentação de É Proibido Fumar,foi transferida para esta segunda-feira, quando exibimos o surpreendente longa de Anna Muylaert. A atuação memorável de Gloria Pires e Paulo Miklos atrairam novamente com uma grande audiência.
Próximo final de semana, a mostra Cinemulti apresentará os longas Quincas Berro d’Agua e Saneamento Básico, e receberá a presença do ator Vladimir Brichta.
Como sempre, os curtas infantis e juvenis começam às 18:00, os longas às 20:00. E que quiser aproveitar a presença da cineasta baiana Ceci Alves, corra para o link INSCRIÇÕES OFICINAS neste blog e faça sua inscrição para a Oficina de Edição de Imagens.
Esperamos vocês!







“Foi incrível a aula de Cézar, serviu pra gente conhecer sobre iluminação, o “color bar”, que eu nem imaginava, aprendemos a bater o branco, e agora nossas fotos podem ficar muito melhores” Helena, empresária carioca residente em Itacaré.

“Adorei a oficina, o Cézar é muito experiente e muito gente boa, consegui aprender muito com ele” Nígia, fotógrafa paulista residente em itacaré

Nenhum comentário:

Postar um comentário