domingo, 1 de maio de 2011

Cinemulti abre a Mostra com bate-papos apimentados

Ontem aconteceu a abertura da Mostra CineMulti Itacaré
O Centro Cultural Porto de Tras estava cheio de gente afim de curtir e discutir cinema. Na abertura do evento, Juliana Machado, idealizadora e organizadora da Mostra, falou sobre a satisfação de chegar áquele momento, após um ano de trabalho intenso. Juliana destacou a ajuda que recebeu de amigos e conhecidos, e da iniciativa privada de Itacaré, que foi muito importante para esta realização. "A idéia e de levar o cinema para a comunidade, para que depois a comunidade vá ao cinema", explicou a jornalista, que também é curadora do evento. "Nós queremos que a comunidade saiba que o cinema não é um lugar elitizado. E que o cinema é algo que faz pensar, que faz refletir e que move a sociedade na busca das soluções de seus problemas".
      Renan Zaupa, vencedor do concurso que elegeu a logomarca Cinemulti, recebeu oficialmente das mãos de Juliana o prêmio de 400,00 e uma garrafa de champagne.
Houve a apresentação de um curta metragem francês e em seguida a exibição do longa Mestre Bimba - Capoeira Iluminada. O editor do filme, Daniel Nobre, estava presente e ao final do filme iniciou uma roda de bate-papo com os espectadores. O filme foi muito elogiado. "A idéia era de fazer um curta sobre Mestre Bimba. Quando eu recebi o material, eram 50 horas de imagens, entre entrevistas, rodas e vídeos de arquivos pessoais, percebi que havia material suficiente para montar um longa. Falei com Fernando (Goulart, diretor do filme) e decidimos então que a história de um homem como Bimba merecia um longa-metragem", contou Daniel. A roda de bate-papo contou com  as considerações valiosas do Mestre Bolinha e terminou com a velha polêmica entre a origem da capoeira: Africa ou Brasil, Bahia ou Rio de Janeiro, Regional ou Angola? Uma polêmica eterna e que apimenta rodas de capoeiristas e estudiosos mundo afora.
Não deixem de assistir hoje Eu Me Lembro, do cineasta Bahiano Edgard Navarro, um filme que ganhou muitos prêmios pelos festivais em que passou e emocionou as platéias. Às 20:00, no Porto de Tras, após exibição de curtas infantis que começam às 18:00. Esperamos vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário