sexta-feira, 22 de abril de 2011

Detalhes sobre Oficinas e Oficineiros

Todas as Oficinas terão carga horária de oito horas

OFICINA DE INTRODUÇÃO AO ROTEIRO – dias 30 de abril e 01 de maio das 9:00 às 13:00 – sábado e domingo
LOCAL: CINEMA CULTURAL DE ITACARÉ
Nº DE ALUNOS: 20 ALUNOS
METODOLOGIA: Teórico-prática.
MATERIAL PEDAGÓGICO:  Material Audiovisual e apostila.
EMENTA: O curso de roteiro pretende apresentar técnicas básicas do roteiro para vídeo, documentário ou ficcional. O principal objetivo é desenvolver, em primeira instância, o processo criativo da produção literária como um todo, abrindo as perspectivas dos participantes, para que eles possam tirar suas idéias das “gavetas”.
Professora Responsável: Marialva Monteiro
Desde 1970 trabalha com projetos de cinema e educação. Foi jurada de vários festivais internacionais: Rússia, Bulgária, França, Índia, entre outros. Destaque para a autoria do livro “Cinema: uma janela mágica” em co-autoria com Bete Bullara.

OFICINA DE PRODUÇÃO EM AUDIOVISUAL – DIAS 07 e 08 de maio das 9:00 às 13:00 – sábado e domingo
LOCAL: CINEMA CULTURAL DE ITACARÉ
Nº DE ALUNOS: 20 ALUNOS
METODOLOGIA: Análise crítica de trechos de filmes com abordagem específica para a produção de longas e curtas. Abordagem teórico-prática.
MATERIAL PEDAGÓGICO: Material Audiovisual e apostila.
EMENTA: Introdução à linguagem Cinematográfica. A Construção de um filme. Tipos de Narrativa.  A linguagem cinematográfica. Continuidade. Composição. Cinema e Televisão: Diferenças e Semelhanças.
Professora Responsável: Letícia Santos
Formada em Rádio e TV pela Universidade Metodista de São Paulo, roteirizou e dirigiu o filme APA
Gruta dos Brejões, entre outros. Foi professora da I Oficina Audiovisual de Itacaré, trabalha atualmente como design gráfica na cidade.


OFICINA DE OPERAÇÃO DE CÂMERA – dias 14 e 15 de maio das 9:00 às 13:00 –sábado e domingo
LOCAL: CINEMA CULTURAL DE ITACARÉ e RUAS DA CIDADE
Nº DE ALUNOS: 10 ALUNOS
METODOLOGIA: Aulas teórico-práticas
MATERIAL PEDAGÓGICO:  CâmeraS Digital, Tripé, Fresnel
EMENTA: A oficina é destinada ao público iniciante e se propõe a fornecer noções introdutórias de fotografia cinematográfica (registro da imagem em movimento) e operação de câmeras digitais simples, além de destrinchar o menu da câmera.
Nas aulas práticas os alunos farão de exercícios de enquadramento e movimento de câmera, além de filmar um pequeno roteiro.
Professor  Responsável: Cezar Elias
Estudou em escolas como National Film Board of Canadá, em 1986 fez um curso na Panavision Câmeras em New York. Iniciou sua carreira como assistente e operador de câmera. Além disso, foi gerente de serviços técnicos e superintendente do Centro Tecnológico Audiovisual da Embrafilme e diretor de fotografia do Instituto Brasileiro de Arte e Cultura.

OFICINA DE EDIÇÃO DE IMAGENS – dias 25 e 26 de maio das 9:00 às 13:00 – quarta e quinta -feira
LOCAL: BIBLIOTECA MUNICIPAL OU LAN HOUSE
Nº DE ALUNOS: 10 ALUNOS
METODOLOGIA: Teórico-prática
MATERIAL PEDAGÓGICO:  Computadores com programa básico de Edição
EMENTA: A Oficina de Edição ensina os alunos a operar  hardwares para edição e sincronização. Além disso, também os capacita a usar software livres e pagos de edição.
Os jovens analisam e selecionam materiais diversos para organizá-los em um roteiro; identificam os princípios de funcionamento dos equipamentos de captação de som e vídeo para avaliar a qualidade do produto; e interpretam roteiros e scripts para estabelecer cortes de forma a garantir o entendimento completo da mensagem.
Professora Responsável: Ceci Alves
Jornalista, cineasta e diretora premiada de documentários e curtas. Nascida em Salvador, possui especializações na área de Edição e Montagem e atualmente estuda o cinema baiano para sua tese de mestrado em Cultura e Sociedade pela UFBA.

OFICINA DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS AUDIOVISUAIS – dias 28 e 29 de maio das 9:00 às 13:00 – sábado e domingo
LOCAL: CINEMA CULTURAL DE TABOQUINHAS
Nº DE ALUNOS: 20 ALUNOS
METODOLOGIA: Teórico-Prático
MATERIAL PEDAGÓGICO:  Material Audiovisual e apostila
EMENTA: Gênero Cinematográficos, especificidades e diferenças. Leis de Incentivo na área e Lei do Audiovisual. As bases conceituais para criar projetos audiovisuais.  Formatação de Projetos e Orçamento.

Professor  Responsável: Rafael Salazar

Formado em Publicidade e Propaganda na ESAMC, especializado em Documentário pela FGV. Começou a carreira como produtor cultural no ambiente musical e fez diversos cursos do ramo audiovisual.  Em 2007 começou a trabalhar no pólo cinematográfico de Paulínia, onde trabalhou em 08 produções de longa metragens comerciais,  entre elas, “Bruna Surfistinha”, “Chico Xavier”, “Jean Charles” e “Salve Geral”.Trabalhou em festivais de cinema como coordenador, 2º Festival de cinema de Paulínia, 33ª e 34ª Mostra Internacional de cinema de São Paulo. Dirigiu um curta metragem experimental “Passageiro”. Atualmente está trabalhando na distribuição de um documentário que é co-produtor “As Margens do Xingu – Vozes não consideradas”. Em 2011 lançou a produtora Poltrona Filmes, com foco em produções cinematográficas.

CRITÉRIO DE SELEÇÃO DOS ALUNOS: O candidato deverá preencher e enviar a ficha de inscrição que estará disponível no blog, junto com um breve currículo. Reservadas 50% das vagas para candidatos residentes em Itacaré. Para estes será exigido comprovante de residência.
Se for necessário, o resumo curricular servirá de base para seleção. Um cadastro de reserva será utilizado no caso em que as vagas exclusivas para moradores de Itacaré não sejam preenchidas. Todos os inscritos receberão as informações por e-mail ou através do telefone (73) 99561382 – Renato Armondes – Coordenador das Oficinas de Audiovisual.





Um comentário: