segunda-feira, 30 de maio de 2011

Despedida da Mostra Cinemulti 2011 e inauguração do Cinema Cultural de Taboquinhas

As crianças foram as grandes contempladas do evento. Mais de 20 curta-metragens preencheram cada cadeirinha vazia diante dos telões e superaram a mais otimista das expectativas.

O Cinema Chegou a Taboquinhas
A Mostra Cinemulti 2011 fechou com chave de ouro. Casa lotada, fila na porta, curiosos, bagunça saudável das crianças que disputavam uma vaguinha pra ver os curtas. Os filmes foram exibidos no belo Cinema Cultural de Taboquinhas. Uma sala modesta em número de cadeiras para a chegança dos taboquenses. As sessões foram divididas em três e as filas revezavam. Era ao mesmo tempo o ultimo dia da Mostra Cinemulti e o primeiro do Cinema Cultural de Taboquinhas. Quase todos os espectadores jamais tinham entrado num cinema e a curiosidade lotou a praça da igreja. Veio gente da roça, montada em cavalo e com chapéu em banda. Com certeza sábado e domingo foi pouco para este público faminto por arte.
Sábado foi apresentado O Homem que engarrafava Nuvens,  de Lírio Ferreira. Um documentário sobre Humberto Teixeira, o "doutor do baião". É de sua autoria obras clássicas da musica brasileira como "Asa Branca". O compositor, que também era advogado, foi criador da lei dos Direitos Autorais. Sua parceria com Luiz Gonzaga legou dezenas de músicas gravadas na memória coletiva dos brasileiros. Um filme que faz cantar, cheio de imagens bonitas e cenas antigas.
Domingo foi a vez do cômico e trágico Narradores de Javé, de Eliane Caffé. O vilarejo do Vale do Javé está prestes a ser alagado para a construção de uma barragem. Os moradores forçosamente terão que deixar suas casas. Pra livrarem-se na inundação, unem-se no esforço de escrever sua história 'nos termos científicos'. "Sacrifício de uns tantos para benefício de muitos. O muitos não sabemos quem é, mas os tantos que vão se sacrificar somos nós", diz um dos personagens, retratando um pensamento que pode ser compartilhado pelo povo de Taboquinhas. O distrito também poderá passar pelo mesmo processo.
A retórica poética do sertão baiano comunicou-se diretamente com os espectadores. O público divertia-se com a semelhança de cada personagem com alguém do vilarejo. Do lado de fora da sala só se ouviam as risadas.
Após a exibição, os expectadores receberam a visita do pessoal dos Mecenas da Vida, que já desenvolvem trabalhos nas redondezas. Outros taboquenses tiveram a oportunidade de entender mais sobre o movimento de neutralização de carbono e capacitação da mão de obra rural.

A arte imita a vida
Os Mecenas fizeram em Taboquinhas aquilo que foi missão -muito bem cumprida - de todo os convidados da Mostra. Tirou da tela e levou para a boca do povo, as discussões, reflexões e idéias pertinentes a realidade de cada público. Ao longo das últimas cinco semanas o público conversou com os convidados sobre Capoeira, Surf e Futebol, sobre a importância do esporte na vida das crianças. Discutiram os conflitos de uma sociedade cheia de preconceitos. Falaram sobre drogas e alcoolismo. Sobre saneamento básico, meio-ambiente e ensino superior.
Descobriram, sobretudo, o cinema. Foi uma grande oportunidade de enriquecer seus conhecimentos e sua alma. As oficinas foram ainda mais longe e trouxeram para traz das câmeras, futuros aspirantes ao mundo cinematográfico. Experientes profissionais ensinaram desde escrever um roteiro até elaborar projetos de audiovisual. 
As grandes contempladas, no entanto foram as crianças. Mais de 20 curta-metragens preencheram cada cadeirinha vazia diante dos telões e superaram a mais otimista das expectativas. Aprenderam muito e se divertiram demais.
No dia 29 de maio, domingo à noite, o Cinemulti 2011 baixou as cortinas. Ainda ficou gente do lado de fora perguntando sobre a próxima exibição. Deixou um gostinho de 'quero-mais' na boca de quem se apaixonou pelo cinema, ou ainda vai se apaixonar. Começamos desde já a preparar a Mostra Cinemulti 2012. E que venham muitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário