
O filme conta, através de depoimentos de antigos alunos e imagens inéditas em cinema, a história de Manuel dos Reis Machado, o Mestre Bimba, que dedicou a vida a dar dignidade e luz à capoeira. Um homem de origem humilde, grande jogador de capoeira e principalmente, um extraordinário educador. Seu nome é a primeira referência do aluno de capoeira em qualquer país que esteja. A ele são dedicadas milhares de músicas cantadas nas rodas de capoeira nos cinco continentes.
O documentário Mestre Bimba - Capoeira Iluminada foi inspirado no livro “Mestre Bimba – Corpo de Mandinga” de Muniz Sodré, que conta a trajetória de vida do Mestre que iluminou a capoeira e fez do Brasil referência mundial neste esporte, através de seus ensinamentos.
A capoeira, criada no Brasil por afro-descendentes, ganha cada vez mais adeptos e admiradores ao redor do mundo. Calcula-se que atualmente seja praticada por 8 milhões de pessoas em mais de 160 países. A história da capoeira conta fatos relacionados à vida e aos costumes do povo brasileiro.
A capoeira regional leva o Brasil mundo afora, tudo por conta do sonho de um visionário da década de 30, que se impôs como um dos maiores educadores populares do Brasil. É dele toda a didática e toda a metodologia de ensino atualmente adotada pela grande maioria dos praticantes da capoeira em todo o mundo.
Não deixe de assistir ao filme, que será exibido no domingo dia 01 de maio, Porto de Traz, às 20:00 horas e depois participar do bate-papo com Daniel Nobre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário