sexta-feira, 8 de abril de 2011

BOLSA APRENDIZ CINEMULTI BUSCA ESTIMULAR NOVOS TALENTOS

O município de Itacaré não tem cinema (sala comercial de exibição) e por isso a maioria da população nunca teve nenhum contato com essa linguagem. Apesar do Cinema Cultural da cidade ter sido reformada e reinaugurada em 2010, ainda existe a idéia de que a sala de cinema é um espaço privilegiado e segmentado. Esses são alguns dos fatores que justificam a falta de hábito da comunidade em freqüentar o cinema e ver filmes, principalmente nacionais.

        A mostra Cinemulti deseja despertar na população local o gosto pela sétima arte. Além de trazer grandes produções recente nacionais para a apreciação da população, está envolvendo diretamente 15 jovens da cidade na equipe técnica da Mostra. Eles estão exercendo funções durante a pré-produção, produção, execução e pós-produção do evento.
Em 2006, após a realização do Festival Latino americano de Cinema Obreiro (Felco) na cidade, comprovamos um interesse geral da população do município pela linguagem cinematográfica e em especial dos jovens que participaram com o número expressivo de 500 pessoas por sessão. O sucesso do projeto gerou no ano seguinte a I Oficina de Audiovisual que capacitou 30 jovens locais em diversas áreas. Nos anos seguintes esses jovens multiplicaram o aprendizado, participaram e desenvolveram projetos como o Repórter Mirim (Itacaré FM), Jornal 2035, Rádio on-line CBJr, Programa Ambiental online Bio Click, filmes de curtas metragens sobre a cidade, tendo inclusive participado do Festival do Minuto e 19º Festival Cine Ceará. Toda essa iniciativa e vontade demonstram uma vocação pela linguagem audiovisual.


      O principal objetivo do projeto é desenvolver o olhar crítico sobre as produções cinematográficas, e principalmente abrir as possibilidades de uma carreira profissional para aqueles que demonstrarem talento e vontade de buscar o conhecimento.
O projeto prevê ainda garimpar novos talentos a partir das oficinas de audiovisual que serão ministradas ao longo do evento. Serão 80 pessoas inscritas em cinco oficinas diferentes, todas gratuitas. Como resultado final esperamos formar um público apreciador de cinema, ampliar o acesso da comunidade aos filmes nacionais, principalmente às produções baianas, reafirmar o cinema como espaço de encontro e discussão de novas idéias e demonstrar que é uma poderosa ferramenta de expressão cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário